Hemominas de Sete Lagoas abre no sábado de Carnaval; local também terá vacina contra febre amarela

De acordo com Gustavo Villefort, coordenador do Hemominas em Sete Lagoas, épocas festivas como no Carnaval, demandam um reforço nos estoques dos bancos de sangue. “Além disso, o número de doadores também costuma cair em períodos de chuva”, afirmou.

A determinação da abertura da unidade durante o Carnaval partiu da diretoria estadual da Fundação Hemominas. A preocupação com o estoque de sangue e hemoderivados se deve também ao fato de que, quem se vacinou contra a Febre Amarela, deve aguardar um período mínimo de 30 dias antes de doar sangue, o que reduziu o número de potenciais doadores.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Hemominas da cidade também será um ponto de vacinação contra a febre amarela: “Quem vier doar sangue e ainda não tiver tomado a vacina, poderá receber a dose após a doação. É uma forma que encontramos de facilitar o acesso à vacina e não comprometer o volume de doações nesta época do ano”, explica Gustavo Villefort.

Estão aptas a doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos, peso igual ou superior a 50Kg, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas. Para saber mais sobre outros requisitos e impedimentos, acesse o site do Hemominas no endereço eletrônico www.hemominas.mg.gov.br.

Em Sete Lagoas, o Hemominas funciona na Av. Dr. Renato Azeredo, 3170, no bairro Dante Lanza.

 ASCOM Saúde